Prefeitura realiza atendimentos de saúde à população da Estrada do Belmont, zona rural de Porto Velho

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

Prefeitura realiza atendimentos de saúde à população da Estrada do Belmont, zona rural de Porto Velho

Vacinação, atendimentos médicos e atualização do Programa Bolsa Família estão entre os serviços oferecidos

Porto Velho, RO - Em busca de melhorar os atendimentos à população, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através da Unidade de Saúde da Família (USF) Ronaldo Aragão, realizou mais uma ação itinerante, desta vez para os moradores da Estrada do Belmont, zona rural de Porto Velho.

Os serviços de prevenção e promoção à saúde foram executados nas associações Jovens com uma Missão (Jocum) e Missão Semeia, comunidades que desenvolvem um trabalho de integração social religiosa com grupos sociais diversificados.

O gerente da USF Ronaldo Aragão, Francisco Lurdevanhe, explica que a iniciativa faz parte do calendário de atuação da unidade, que realiza a ação frequentemente, conforme a necessidade da população local.

“A Missão Semeia e a Jocum acolhem diversas pessoas, inclusive indígenas. Por ser localizada na zona rural da capital, a ação é fundamental para levar serviços de saúde nessas localidades da cidade”, afirma o gerente.

Mais de 30 pessoas foram beneficiadas com consultas médicas, vacinação, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), verificação de glicemia e aferição da pressão arterial. Além do serviço de atualização do Programa Bolsa Família para quem recebe o benefício social.


A Semusa realiza constantemente diversas ações de saúde em toda região da capital

Brittany Pingist, de 35 anos, representante da associação Missão Semeia, foi uma das contempladas com o serviço. Para ela, a ação foi muito importante para cuidar da saúde.

“Somos em várias pessoas, em sua maioria, povos indígenas, de aldeias afastadas da cidade. Muitos deles não estavam com a vacinação em dia, por isso, essa ação foi muito importante. Eu costumo levar eles quando precisam, mas nem sempre conseguimos levar todo mundo. Com a equipe de saúde vindo até aqui é bem melhor, que assim contempla a todos. Fiquei impressionada com o cuidado dos profissionais e com o trabalho dedicado, foi muito bom”, destaca Brittany.

AÇÕES ITINERANTES

A Semusa realiza constantemente diversas ações de saúde em toda região da capital, através de projetos como o Extra Muro, Barco Saúde, Vacinação Itinerante e outras atividades que necessitam de deslocamento e que visam proporcionar às populações da zona rural, comunidades ribeirinhas e localidades mais distantes de Porto Velho, maior acesso aos serviços da rede municipal de saúde.

BOLSA FAMÍLIA

Os beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) podem comparecer às unidades de saúde, da zona rural ou urbana, para realizar o acompanhamento nutricional, pré-natal e atualização do cartão de vacinação até o dia 30 de junho. A Semusa intensificou o serviço desde o dia 19 de fevereiro. Em Porto Velho, mais de 63 mil famílias recebem o auxílio.

Para receber o atendimento em saúde, os beneficiários devem comparecer a uma unidade de saúde portando o cartão do SUS, cartão do Bolsa Família, caderneta de vacinação e cartão da gestante.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários