Vitrines tecnológicas destacam técnicas de manejo e cultivo de excelência

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

Vitrines tecnológicas destacam técnicas de manejo e cultivo de excelência

As vitrines tecnológicas vão mostrar uma variedade de culturas em suas diversas fases, o café é uma delas

Porto Velho, RO - A 11ª edição da Rondônia Rural Show Internacional inicia nesta segunda-feira (20) e a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) destaca as atrações de tecnologia para produção sustentável na agricultura familiar. A cada ano, as vitrines tecnológicas vêm sendo preparadas para apresentar aos visitantes técnicas de manejo e cultivo de excelência, tornando-se referência na produção agrícola familiar de Rondônia.

Nas dez edições realizadas, a Rondônia Rural Show apresentou com sucesso a potencialidade agrícola e as diversas vocações do estado para o desenvolvimento rural, com estímulo ao agronegócio, à inovação tecnológica e à abertura de novos mercados, apresentando os produtos rondonienses ao mundo, e este ano não será diferente. A cada ano, a feira só cresceu e fortaleceu o setor, satisfazendo os anseios dos produtores rondonienses, que aproveitam a oportunidade para trocar experiências com os participantes que chegam de várias regiões do Brasil e de outros países.

DIVERSIDADE DE CULTURAS

As vitrines tecnológicas vão trazer uma variedade de culturas que foram implementadas, para que o visitante possa conhecer as diversas fases do cultivo. O extensionista da Emater-RO, Raphael Cidade, que está coordenando as atividades das vitrines no espaço da Rondônia Rural Show destacou, “temos as culturas anuais a exemplo do milho, arroz e soja; que é uma das principais culturas de nosso estado. Também temos as culturas perenes, como o café e o cacau, além de outras unidades, como a mandioca e a pastagem; que foca na nutrição animal com as diversas variedades”, pontuou.

O girassol é uma cultura benéfica ao solo

Nessa área tecnológica, também estarão presentes além da Emater-RO, entidades públicas como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), além de empresas privadas que trabalham diretamente com o agronegócio. “É importante enfatizar que essas unidades demonstrativas refletem a realidade do nosso estado. Um estado continental, onde temos variedades de espécies que são adaptadas para a nossa região, clima, nossas condições edafoclimáticas”, enfatizou.

MEIO AMBIENTE

O foco em sustentabilidade deverá ser dado em todos os eixos produtivos. Raphael explica que na área animal está sendo trabalhado, por meio do programa de consultoria técnica da Emater-RO, o Consultec, uma readaptação da área animal, em especial na área de nutrição. “Nosso projeto é, em uma menor área, ter um aumento de produção e produtividade, melhorando assim a qualidade do leite, otimizando os espaços por meio de tecnologia e do uso de materiais recomendados”.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a vitrine tecnológica é uma excelente oportunidade para Rondônia mostrar o que tem de melhor, que é capaz de produzir muito, com qualidade e sustentabilidade. “As vitrines tecnológicas são uma maneira de mostrar como o estado vem se destacando na produção, que é viável desenvolver a agricultura na Amazônia, de forma sustentável e lucrativa”, salientou.

Também poderão ser encontradas nas vitrines tecnológicas espécies florestais, frutíferas, girassol, arranjos florestais, sempre voltados à recuperação de áreas, principalmente as produtivas. O diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, ressaltou acerca das ações realizadas pela Autarquia. “A Emater-RO tem focado em levar à família rural, o que há de mais eficaz no desenvolvimento da agricultura familiar, tanto em produtividade quanto em inovação e tecnologia com sustentabilidade. Nas vitrines estaremos apresentando diversas culturas, mostrando o potencial produtivo do estado”.

A 11ª Rondônia Rural Show Internacional vai ser realizada de 20 a 25 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná.

Postar um comentário

0 Comentários