Entidade indígena diz ao STF que governo não faz 'esforços necessários' para encontrar desaparecidos na Amazônia



De acordo com a Apib, uso de aeronaves tem sido lento e não foram disponibilizadas embarcações suficientes. Jornalista Dom Philips e indigenista Bruno Pereira estão desaparecidos desde domingo (5).

PORTO VELHO, RO - A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) afirmou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o governo não está fazendo o suficiente nas buscas pelo jornalista inglês Dom Philips e pelo indigenista Bruno Pereira, desaparecidos na Amazônia desde o domingo (5).

Na petição, a entidade diz que “ocorre que, apesar de veicular publicamente que está trabalhando neste sentido, o governo federal não está, de fato, empreendendo os esforços necessários” .

Manifestantes e familiares de Dom Philips protestam em Londres após desaparecimento

O documento foi enviado ao ministro Luís Roberto Barroso, relator de uma ação sobre o tema no Supremo.

A entidade apontou que:

    * as aeronaves disponíveis não foram utilizadas com celeridade e eficiência (o que é imprescindível para complementar as ações fluviais e terrestres, dadas as condições geográficas da região)

    * o número de embarcações e de agentes públicos atuando nas buscas é reduzido, o que torna o trabalho demorado, incompleto e insuficiente

A petição afirma ainda que o “aparato e as ações das instituições de Estado são fundamentais para o sucesso das buscas e apuração do ocorrido”.

"É indispensável que todas as autoridades públicas competentes permaneçam mobilizadas para uma efetiva busca e salvamento do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, coordenando uma ação organizada das forças de segurança pública em cooperação com as organizações indígenas locais, que têm assumido, desde o primeiro momento, a iniciativa pelas buscas e apuração dos fatos, uma vez percebido o desaparecimento de Bruno Pereira e Dom Phillips", diz o documento enviado ao Supremo


Fonte: G1/RO
Entidade indígena diz ao STF que governo não faz 'esforços necessários' para encontrar desaparecidos na Amazônia Entidade indígena diz ao STF que governo não faz 'esforços necessários' para encontrar desaparecidos na Amazônia Reviewed by REDAÇÃO on junho 10, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.