Entidade indígena diz ao STF que governo não faz 'esforços necessários' para encontrar desaparecidos na Amazônia

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

Entidade indígena diz ao STF que governo não faz 'esforços necessários' para encontrar desaparecidos na Amazônia



De acordo com a Apib, uso de aeronaves tem sido lento e não foram disponibilizadas embarcações suficientes. Jornalista Dom Philips e indigenista Bruno Pereira estão desaparecidos desde domingo (5).

PORTO VELHO, RO - A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) afirmou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o governo não está fazendo o suficiente nas buscas pelo jornalista inglês Dom Philips e pelo indigenista Bruno Pereira, desaparecidos na Amazônia desde o domingo (5).

Na petição, a entidade diz que “ocorre que, apesar de veicular publicamente que está trabalhando neste sentido, o governo federal não está, de fato, empreendendo os esforços necessários” .

Manifestantes e familiares de Dom Philips protestam em Londres após desaparecimento

O documento foi enviado ao ministro Luís Roberto Barroso, relator de uma ação sobre o tema no Supremo.

A entidade apontou que:

    * as aeronaves disponíveis não foram utilizadas com celeridade e eficiência (o que é imprescindível para complementar as ações fluviais e terrestres, dadas as condições geográficas da região)

    * o número de embarcações e de agentes públicos atuando nas buscas é reduzido, o que torna o trabalho demorado, incompleto e insuficiente

A petição afirma ainda que o “aparato e as ações das instituições de Estado são fundamentais para o sucesso das buscas e apuração do ocorrido”.

"É indispensável que todas as autoridades públicas competentes permaneçam mobilizadas para uma efetiva busca e salvamento do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, coordenando uma ação organizada das forças de segurança pública em cooperação com as organizações indígenas locais, que têm assumido, desde o primeiro momento, a iniciativa pelas buscas e apuração dos fatos, uma vez percebido o desaparecimento de Bruno Pereira e Dom Phillips", diz o documento enviado ao Supremo


Fonte: G1/RO

Postar um comentário

0 Comentários