Estudo aponta que 84% da água potável de Porto Velho é desperdiçada

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

Estudo aponta que 84% da água potável de Porto Velho é desperdiçada

  

 ÁGUA DESPERDIÇADA NO PAÍS EQUIVALE A QUASE SETE SISTEMA CANTAREIRA

Além de Porto Velho as capitais Macapá (AP) e Manaus (72%) lideram o ranking de desperdício

 Na semana do meio ambiente um estudo do Instituto Trata Brasil apontou que Porto Velho, a capital de Rondônia, desperdiça 84% da água potável. O estudo destaca que a a cada 100 litros de água tratada produzida no Brasil, 40,1 são desperdiçados. O desperdício a seria suficiente para abastecer mais de 66 milhões de brasileiros em um ano.

Além de Porto Velho as capitais Macapá/AP (74%) e Manaus/AM (72%) lideram o ranking de desperdício. A análise indicou ainda que outros 15 estados brasileiros registraram taxa de desperdício de água potável superior à média nacional, com destaque para Amapá (74%), Amazonas (68%) e Roraima (65%).

O estudo também aponta que as maiores perdas se concentraram nas regiões Norte (55,2%) e Nordeste (45,7%), seguidas por Sul (37,5%), Sudeste (36,1%) e Centro-Oeste (34,4%).

De acordo com o estudo 60% da perda de água potável é em decorrência de problemas de infraestrutura na rede de distribuição hídrica, como canos estourados e tubulações corroídas. Já o restante do desperdício é atribuído a furtos e erros de leitura dos hidrômetros.

Entre os dez países latino-americanos analisados, o Brasil está em quinto lugar no ranking do desperdício, abaixo do Uruguai, Costa Rica, Colômbia e Equador, segundo o estudo.

 

 

 

 

 

Fonte: Diário da amazônia /  foto de divulgação: O tabuleiro

 

Postar um comentário

0 Comentários