Fhemeron diz que estoque de sangue está abaixo do normal; saiba como doar

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

Fhemeron diz que estoque de sangue está abaixo do normal; saiba como doar

Em Porto Velho há capacidade para atender 100 doadores por dia, porém os atendimentos chegam a 13 doadores

PORTO VELHO, RO - A Fhemeron, e hemorredes (Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia) pedem o apoio da população para manter o estoque de bolsas de sangue em Rondônia.

De acordo com a gerente de captação de doadores, Maria Luiza Pereira, até o momento do mês de julho a quantidade de doações por dia tem sido pequena, o que causa preocupação.

“Temos capacidade para atender cerca de 100 doadores por dia, mas se uma média de 60 doadores vierem já conseguimos manter o estoque. O problema é que nesses primeiros dias de julho, o número de doadores tem sido pequeno, chegamos a atender apenas 13 pessoas em um dia, o que nunca tinha acontecido antes”, disse.

Maria Luiza reforça que para doar sangue, as pessoas precisam estar saudáveis. Quem contraiu a covid-19, pode doar após 10 dias, já restabelecida, sem apresentar nenhuma sequela. Aqueles que se vacinaram contra a covid-19, podem doar sangue, sete dias após terem recebido qualquer dose de imunizante (1ª, 2ª, 3ª ou 4ª).

Apesar do baixo estoque de bolsas de sangue em todo o Estado, o trabalho desenvolvido pela Hemorrede Estadual, composta pelos Hemocentros Regionais de Vilhena, Cacoal, Rolim de Moura, Ji-Paraná, Ariquemes e Porto Velho, não tem permitido o estoque zerar.

O que é preciso para doar sangue?

Estar em bom estado de saúde;
Ter entre 16 e 69 anos;
Pesar no mínimo 50 quilos;
Estar descansado(a) e alimentado(a);
Pós-vacinação contra a gripe: esperar 48 horas;
Pós-vacinação contra a covid-19: caso tenha recebido a CoronaVac, esperar 48 horas. Para as demais vacinas (Pfizer e AstraZeneca), aguardar sete dias, e
Pós-covid-19, somente após a recuperação clínica completa.

A Fhemeron funciona de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 18h, e sábado das 7h15 às 12h.


Fonte: Diário da Amazônia

Postar um comentário

0 Comentários