Rio Madeira abaixo de 4 metros deixa Defesa Civil em alerta; há restrição de navegação

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

Rio Madeira abaixo de 4 metros deixa Defesa Civil em alerta; há restrição de navegação


Defesa Civil acompanha as mais de 15 mil famílias que vivem pelo baixo madeira. Navegação noturna é proibida para algumas embarcações

PORTO VELHO, RO - De acordo com a Defesa Civil, o nível do rio Madeira chegou a marca de 3 metros e 48 centímetros na última terça-feira (12), em Porto Velho (RO). No mesmo período do ano passado o Madeira estava com nível acima de 5 metros.

Ainda de acordo com as autoridades, o rio pode alcançar patamares semelhantes à seca história de 2020.

Além disso, a Defesa Civil está sinalizando os pontos mais críticos com placas. Atualmente, o desbarrancamento da baixa do rio é um dos fatores que oferecem risco aos ribeirinhos.

Nesse sentido, a Defesa Civil acompanha as mais de 15 mil famílias que vivem pelo baixo madeira. De acordo com o órgão, as famílias ribeirinhas são as principais atingidas tanto pela seca quanto pela cheia do rio Madeira.

Do mesmo modo, as rotas dos tradicionais passeios de barco pelo rio tiveram que sofrer alterações. Com a formação de bancos de areia as embarcações não conseguem trafegar.

Marinha restringe navegação

A Capitania Fluvial de Porto Velho publicou uma portaria para restringir a navegação em trechos do rio Madeira, nesta semana. A medida foi tomada após o nível das águas ficar abaixo dos 4 metros.

De acordo com a Marinha do Brasil na capital, há restrição no trecho de Porto Velho à passagem Uruá (AM). Além disso, fica proibido a navegação noturna de embarcações com calado superior a 2,20 m.

Do mesmo modo, há proibições diurnas que variam de acordo com o tamanho da embarcação. Conforme o nível das águas começa a baixar, há o surgimento de bancos de areia. Além de praias às margens do rio.


Veja abaixo os locais e as restrições à embarcações.


Fonte: Diário da Amazônia

Postar um comentário

0 Comentários