Doze escolas estão preparadas para participar do desfile cívico de 7 de setembro em Porto Velho

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

Doze escolas estão preparadas para participar do desfile cívico de 7 de setembro em Porto Velho



O tradicional desfile cívico de 7 de setembro, em Porto Velho, encerra a programação da Semana da Pátria em Rondônia. No total 12 escolas estaduais e municipais, envolvendo cerca de 920 estudantes, vão participar do desfile que acontece na avenida Imigrantes e o início está marcado para as 17h desta quarta-feira (7). A expectativa deste ano é receber uma quantidade recorde de pessoas no evento, em torno de 6 mil, já que a data marca o Bicentenário de Independência do Brasil.

Este ano o tema é ‘Soberania é Liberdade’, que faz alusão ao conceito de soberania nacional. A temática vem sendo trabalhada nas unidades escolares, em especial nas escolas pertencentes ao Programa Escola do Novo Tempo, Projeto Guaporé e Colégios Militares. De acordo com a coordenadora do Projeto Bicentenário da Secretaria Estadual de Educação - Seduc, Izis Cúbia Mendes Leandro da Silva, “as escolas que vão participar do evento já estão preparadas e vem ensaiando as bandas de fanfarras desde junho. Nós temos escolas experientes para esse momento e Rondônia deixará seu brilho neste desfile, em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil”, salientou Izis Cúbia.



ORDEM DO DESFILE



Ainda, segundo a coordenadora Izis Cúbia, "as primeiras escolas a desfilarem serão as municipais devido à idade das crianças. No total, 200 crianças estarão envolvidas no evento. Em seguida desfilam as escolas estaduais, uma média de 90 estudantes por escola, cada uma com sua fanfarra. E vamos abrir o desfile das escolas estaduais com alunos do colégios militares Tiradentes, como tradicionalmente fazemos”, complementou.



Conheça um pouco de cada escola que vai participar do desfile.



Escola Municipal Rio Madeira

Atende 477 alunos na educação infantil e ensino fundamental e tem como objetivo alcançar a alfabetização na idade certa em 100% dos alunos, por meio dos projetos “Alfabetiza Porto Velho”, “Tempo de Aprender”, e o projeto de leitura “Biografias”.

Escola Municipal São Pedro

Atende 363 estudantes do ensino fundamental e tem como missão oferecer um ensino de qualidade que assegure o pleno desenvolvimento de competências, habilidades e valores dos estudantes.

Escola Municipal Pedro Batalha

A escola homenageia o professor Pedro Tavares Batalha, que dedicou a vida à educação, maior parte dela, em Porto Velho. A escola contribui na formação de cidadãos críticos inovadores e participativos, capazes de agir na transformação da sociedade. Atende 372 alunos e vem obtendo, a cada ano, excelentes resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb.

Escola Municipal Olavo Pires

A escola recebeu o nome do então senador Olavo Pires, em homenagem à sua dedicação à causa das famílias carentes através de suas instituições. Hoje, a escola atende 440 alunos da educação infantil e ensino fundamental e busca sempre melhorar a qualidade do processo ensino-aprendizagem, com práticas inovadoras que despertem o interesse dos alunos.

Colégio Tiradentes da Polícia Militar - Unidade I

Atende os filhos de policiais militares e a comunidade local em geral, e conta com 28 salas de aula nos ensinos fundamental e médio, com um total de 1.390 alunos. Foi criada para ser uma escola de vanguarda com a filosofia militar, aliada a conhecimentos educacionais e voltada para os anseios da comunidade e é reconhecida pela disciplina, civismo, intelecto, esportes e cultura.

Colégio Tiradentes da Polícia Militar - Unidade II

A unidade II do Colégio Tiradentes da Polícia Militar fica no Distrito de Jaci-Paraná e foi criada para ser um Colégio Militar, como obra de compensação da Usina Hidrelétrica de Jirau. Tem a missão de resgatar crianças e adolescentes do distrito e região. Possui atualmente 995 alunos. Além de destaques no esporte, a escola em 2017 atingiu a maior nota do Ideb para escolas públicas do Estado, sendo destaque regional.

Escola de Ensino Fundamental Estadual Daniel Neri

A escola recebeu o nome em homenagem ao Professor Daniel Néri da Silva e está localizada na Zona Leste de Porto Velho, no Bairro JK I e atende 1.585 alunos do ensino fundamental e médio regular e EJA. Tem como missão oferecer ao aluno uma educação integral, contribuindo com sua formação e o seu desenvolvimento global. A escola possui a Fanfarra Leões-a-Lauá, que tem como objetivo difundir a cultura musical na escola.

Escola Estadual de Ensino Médio Carmela Dutra

É uma das mais antigas escolas de Rondônia, criada em 1948. O nome homenageia a esposa do então presidente Marechal Eurico Gaspar Dutra. Hoje, a escola Carmela Dutra desenvolve atividades com turmas de ensino médio e conta com 50 turmas distribuídas em dois turnos.

Escola Estadual de Tempo Integral Brasília

Fundada em 1976, a escola Brasília fica no Bairro Embratel e em 2017 foi a primeira do Estado a oferecer ensino em tempo integral com o novo modelo implantado em Rondônia e atende um total de 425 estudantes.

Escola Estadual Juscelino Kubistchek

Integra desde 2012 o Projeto Guaporé, que oferece educação em tempo integral a 450 alunos. A escola está situada no Bairro Agenor de Carvalho e tem como missão oferecer um ensino de qualidade, garantindo o acesso e permanência dos alunos na escola, contribuindo para a formação de cidadãos reflexivos, críticos, solidários e participativos na transformação da sociedade. Destaca-se a elevação da nota do Ideb de 2,1 para 4,8 em 2019.

Escola Estadual Tancredo Neves

Atende em torno 980 alunos do ensino fundamental regular e ensino médio EJA. Além do ensino regular oferece projetos extracurriculares como a Banda de Música Marcial, atletismo, futsal, robótica, reforço escolar e atendimento educacional especializado-AEE, que resultam em incentivo aos alunos para estarem mais envolvidos no seu aprendizado e hoje já tem a média do Ideb acima da meta do Ministério da Educação.

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Capitão Cláudio Manoel da Costa

Está localizada no Bairro Cidade do Lobo, na Zona Sul de Porto Velho, e atende 1.898 estudantes - em turmas do ensino fundamental regular, médio e EJA. A escola conta com atendimento educacional especializado-AEE, salas climatizadas, quadra de esportes, sala de informática, auditório, laboratório de ciências da natureza, biblioteca escolar, salas de leitura e multimídia, entre outros.



Postar um comentário

0 Comentários