Produtora rural de Ouro Preto do Oeste é ganhadora do 2° Concacau, em Rondônia

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

Produtora rural de Ouro Preto do Oeste é ganhadora do 2° Concacau, em Rondônia



O fortalecimento da cacauicultura foi destaque no 2º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau de Rondônia - Concacau, realizado pelo Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, nos dias 8 e 9 de setembro, no Espaço Beira Rio, Setor 2, em Jaru. Neste ano, a ganhadora foi uma mulher, a professora aposentada e cacauicultora Maria do Carmo Ferreira (7,4 pontos) do município de Ouro Preto do Oeste.

Para a ganhadora, que recebeu o prêmio de R$ 15 mil em dinheiro, o concurso fomentou seu ramo de trabalho construído há cinco anos. “Cresci trabalhando na lavoura, e assim que comecei a cultivar cacau tornou-se um dos desafios mais marcantes da minha vida, pois apesar de ser uma prática muito árdua que exige dedicação e tempo na rotina, tem gerado ótimos resultados. E isso nos fez levar nosso produto para concorrer, e agora receber esse reconhecimento é motivo de muita gratidão”, conta emocionada.

Além de Maria do Carmo, outros três participantes ficaram em 2º, 3º e 4º lugar, sendo o produtor rural do município de Nova União Robson Calandrelli (7,3 pontos), o cacauicultor Donizete Martinele de Mirante da Serra (7,2 pontos) e o produtor rural de Jaru, Deoclipides Pires (7,1 pontos), respectivamente. Todos os produtos utilizados na disputa foram da safra 2022.

As 50 amostras de cacau das pessoas que se inscreveram no concurso foram registradas e codificadas, e as análises físico-químicas e sensoriais das amêndoas foram avaliadas pelo Centro de Inovação do Cacau (CIC), em Ilhéus - BA. No dia 8, os produtos passaram pelo processo de degustação realizado por um júri.

OPORTUNIDADES

O evento trouxe também a oportunidade para que alguns agricultores da localidade explorem o principal produto derivado do cacau (chocolate), como a agricultora Rosenir Rodrigues de Aquino. "Hoje, atuo junto com meu esposo na lavoura que pertence ao meu pai, em Jaru. Juntos, trabalhamos para oferecer o melhor chocolate da cidade, sendo um trabalho feito com coragem e determinação da nossa família", explica.

O Concacau visa identificar, premiar, incentivar a qualidade e promover o cacauicultor no Estado de Rondônia. Nos dois dias de evento, foram realizadas palestras sobre diversos assuntos relacionados à produção e ao mercado rondoniense do cacau.

6° MAIOR PRODUTOR DO MUNDO

Segundo a Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, o Brasil é o 6º maior produtor de cacau do mundo e Rondônia é o 3º maior produtor no país, ficando atrás apenas da Bahia e do Pará. Enquanto, na região Norte, o Estado ocupa a 2ª posição no ranking das melhores amêndoas, tendo como referência a cidade de Jaru, a que mais produz.

O secretário de Estado da Agricultura, Janderson Dalazen destaca que o crescimento da produção de cacau é resultado do trabalho dos produtores rurais em parceria com órgãos técnicos, que incentivam o uso de novas tecnologias sustentáveis e o melhoramento genético. “O Estado de Rondônia incentiva a revitalização da lavoura cacaueira com o transporte gratuito de calcário, distribuição de mudas, assistência técnica e agora por meio deste concurso de qualidade e sustentabilidade”, acrescenta.

Postar um comentário

0 Comentários