Deputado Federal Maurício Carvalho envia ofício ao Ministério da Saúde solicitando que vacina Qdenga seja inserida SUS

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

Deputado Federal Maurício Carvalho envia ofício ao Ministério da Saúde solicitando que vacina Qdenga seja inserida SUS

Em Rondônia a dengue é uma das principais preocupações para as autoridades de saúde, em 2020 foram registrados mais de 16 mil casos da doença no estado, com 8 óbitos confirmados

Porto Velho, RO - Na última sexta-feira, 3 de março, o deputado federal Maurício Carvalho protocolou um ofício ao Ministério de Saúde solicitando que a vacina Qdenga seja inserida o mais rápido possível no Sistema único de Saúde (SUS).

“Espero que o mais rápido possível a vacina seja inserida no Sistema único de Saúde e na câmara dos deputados não medirei esforços para que isso aconteça pois sabemos da importância que a vacina tem não só para a população do nosso estado mas de todo o Brasil.

Se olharmos para o ano de 2022 observamos que foi um ano com maior número de contaminação e de mortes, inclusive no meu Estado, Rondônia, houve uma explosão tanto de pessoas contaminadas como de mortes.

A aprovação por parte da Anvisa é um avanço e um passo enorme no combate a dengue pois ultrapassa a primeira barreira em uma corrida de obstáculos e a inserção dela no SUS seria, talvez, o último obstáculo, visto que a doença é perigosa, pois promove um choque na pessoa – queda súbita da pressão arterial, redução da oxigenação, diminuição da temperatura que pode levar ao óbito se não for tratado.

E nos deixa esperançosos em saber que o Ministério tem como prioridade a inclusão do imunizante no SUS e que vai solicitar a avaliação junto a Comissão Nacional de incorporação de Tecnologias – CONITEC”. destacou o deputado

A Qdenga foi aprovada na última quinta-feira, 2 de março, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por meio da Resolução RE 661/23. A vacina foi produzida pela empresa Tekeda Pharma LTDA e é composta por quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença, conferindo assim uma ampla proteção contra a dengue.

O produto está destinado à população pediátrica acima de 4 anos, adolescentes e adultos até 60 anos de idade. Estará disponível para administração via subcutânea em esquema de duas doses, com intervalo de 3 meses entre as aplicações.

O parlamentar tem acompanhado o processo da vacina da dengue desde 2020 quando fez uma visita ao instituto Butantan acompanhado da sua irmã, a ex-deputada federal, Mariana Carvalho e o Prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves.


Foto visita ao Butantan em dezembro de 2020

“Fico extremamente feliz com a nova vacina aprovada na Anvisa, acompanhei o processo de uma das vacinas executadas no Butantan em 2020 e hoje, para nós é uma grande vitória que vai mudar a realidade do nosso estado que sofre diariamente com o contágio da dengue.” acrescentou o deputado.

Em Rondônia a dengue é uma das principais preocupações para as autoridades de saúde, em 2020 foram registrados mais de 16 mil casos da doença no estado, com 8 óbitos confirmados. Já em 2022 o contágio teve uma queda significativa porém os números continuam altos, foi registrado mais de 13 mil possíveis casos de dengue no estado.

“Precisamos combater a dengue. Não podemos deixar que ela se espalhe mais, vamos trabalhar para que todos tenham acesso a vacina o mais rápido possível e assim, juntos, podemos combater a dengue e garantir a saúde e bem estar da nossa população.” conclui Mauricio Carvalho.

Fonte: DizRondônia

Postar um comentário

0 Comentários