Sejus realiza formatura do III Curso de Intervenção em Ambiente Prisional

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

Sejus realiza formatura do III Curso de Intervenção em Ambiente Prisional

Evento foi realizado no Centro de Treinamento da Polícia Penal Thiago Alfaia dos Santos

Porto Velho, RO - O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça – Sejus, realizou no sábado (3), o encerramento do III Curso de Intervenção em Ambiente Prisional – Ciap. O evento foi realizado no Centro de Treinamento da Polícia Penal Thiago Alfaia dos Santos e na ocasião foram formados 22 novos interventores da área policial, sendo um policial rodoviário federal, um policial penal federal e 20 policiais penais do Estado.

Promovido pela Escola Estadual de Serviços Penais – Esep, o objetivo do III Ciap é promover atividades de intervenção e desenvolver habilidades de contenção nas unidades prisionais; e possíveis adversidades nas rotinas de escoltas. O curso foi lecionado por instrutores do quadro efetivo da Sejus e convidados de forças coirmãs. A carga horária de 176 horas foi ministrada em regime de internato, com atividades teóricas e práticas e avaliações individuais e em grupo.

O governador do Estado, Marcos Rocha parabenizou os formandos e ressaltou que, “além do aprendizado técnico e operacional, fundamentais para um melhor desempenho dos profissionais da área de Segurança, os formandos reforçam a importância do trabalho em equipe, da motivação ao irmão de farda e superação”, enfatizou.


Policiais penais concluíram o III CIAP com destaque

Duas policias penais se destacaram em meio aos alunos. Adriana Dias, de Ji-Paraná e Wanessa Costa Nunes, de Rolim de Moura; ambas policiais penais há 11 anos. “Foi um curso difícil, tanto na parte física quanto psicológica, mas desistir não passou na minha cabeça, pois meu objetivo era cumprir o propósito, me formar.

Estar longe da família dificulta muito também, mas saio realizada, com os princípios de honra e união fortalecidos; e com certeza levarei aprendizados para dentro das unidades prisionais e para a vida”, destacou Wanessa.

O secretário de Justiça, Marcus Rito agradeceu a toda equipe responsável pela realização do curso, desejou sucesso aos novos interventores e pontuou o trabalho do Governo, por meio da Sejus e Esep. “Vamos capacitar cada vez mais os policiais penais para atuarem em operações especiais com mais habilidade, técnica e segurança. Parabenizo ainda, o policial penal federal e o policial rodoviário federal, também interventores. E que essa parceria entre as Forças de Segurança seja cada vez mais fortalecidas”, afirmou.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O conteúdo programático do curso abordou: noções de legislações normativas; noções de abordagem policial; imobilizações táticas e defesa pessoal; noções de gerenciamento de crises em estabelecimento prisional; técnicas e tecnologias menos letais; atendimento pré-hospitalar tático; intervenção prisional e utilização de escudo; escolta armada; técnica de bastão tonfa; direitos humanos; noções de patrulhamento rural; noções de classificação, armamento e tiro (com habilitação em espingarda calibre 12, Pistola PT 100, Fuzil cal. 5.5).

Fonte: Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários