Agência diz que explosões não danificaram instalações nucleares do Irã

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

Agência diz que explosões não danificaram instalações nucleares do Irã

AIEA pede aos dois países que se contenham

Porto Velho, RO - A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), da Organização das Nações Unidas (ONU), informou que não foram registrados "quaisquer danos" em instalações nucleares após as explosões desta sexta-feira (19), no centro do Irã, atribuídas a Israel.

A instituição, com sede em Viena, na Áustria, continua a apelar, nas redes sociais, a todas as partes para que se contenham e reitera que "nenhuma instalação nuclear" deve ser alvo de conflitos militares.

Até o momento, nenhum funcionário iraniano reconheceu diretamente a possibilidade de danos, enquanto os militares israelitas não comentaram as explosões.

As autoridades dos Estados Unidos (EUA) se recusaram a comentar, mas as cadeias de televisão norte-americanas, citando autoridades do país não identificadas disseram que Israel realizou o ataque.

De acordo com a Associated Presse (AP), o Irã disparou as defesas aéreas localizadas perto de uma base aérea e de uma instalação nuclear na cidade de Isfahan (centro), depois de terem sido vistos drones, o que suscitou o receio de um ataque israelense em retaliação ao ataque sem precedentes de Teerã, com drones e mísseis, no último fim de semana.

O jornal norte-americano The New York Times cita funcionários israelenses, não identificados, que reivindicam o ataque, que ocorre no dia do 85º aniversário do líder supremo iraniano, Ayatollah Ali Khamenei.

Entretanto, a embaixada norte-americana em Israel determinou aos funcionários e familiares que limitem os deslocamentos no país, horas depois das explosões registradas no Irã e atribuídas a Israel.

Fonte: AG/BR

Postar um comentário

0 Comentários