Inscrições para o Programa Jovem Senador 2024 encerram dia 30 de abril

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

Inscrições para o Programa Jovem Senador 2024 encerram dia 30 de abril

Os 27 estudantes vencedores deverão participar da Semana de Vivência Legislativa, no período de 5 a 9 de agosto, em Brasília (DF)

Porto Velho, RO - Encerram no próximo dia 30 de abril, as inscrições para o Programa Jovem Senador 2024. O projeto, é uma atividade voltada para estudantes de até 19 anos, de escolas públicas de ensino médio, dos estados e do Distrito Federal, que proporciona conhecimento acerca da estrutura e funcionamento do Poder Legislativo no Brasil. Todas as informações e instruções para a participação dos estudantes no programa ficam disponíveis no website oficial do Jovem Senador, no link: https://www12.senado.leg.br/jovemsenador

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), os jovens senadores serão selecionados por meio de concurso de redação, com o tema “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”. Os 27 estudantes vencedores estaduais, sendo um representante de cada estado, além do Distrito Federal, e seus respectivos professores orientadores, deverão participar da Semana de Vivência Legislativa, no período de 5 a 9 de agosto de 2024, em Brasília (DF).

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou que, o programa tem o objetivo de fomentar a reflexão dos estudantes quanto à política, à democracia e ao exercício da cidadania, e também ressaltou a relevância do tema. “O programa é muito importante porque tem como essência, incentivar estudantes a compreenderem o exercício da cidadania e democracia no seu dia a dia. Além desse benefício, eles podem relacionar às produções textuais e discussões, para possíveis projetos de leis, e ainda, enriquecer sua bagagem pedagógica para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”.

Representante de Rondônia, Jovem Senadora 2023, estudante Karoliny Discher Martini

Segundo a titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, o evento de anúncio dos vencedores deverá ser realizado até o dia 21 de junho de 2024. Os autores das redações classificadas em 1° lugar – em cada estado e no Distrito Federal serão os jovens senadores da edição 2024, e participarão da Semana de Vivência Legislativa em Brasília.

“A participação é obrigatória e necessária para a obtenção do título de jovem senador ou senadora. As despesas de deslocamento dos estados para Brasília, bem como, de hospedagem, alimentação e traslados dos jovens e professores orientadores serão custeadas pelo Senado Federal”, explicou Ana Pacini.

CALENDÁRIO

Etapa escolar – Inscrições até 30/4
Seleção da Etapa Estadual – Prazo final 24/5
Seleção da Etapa Senado – Prazo final 5/6
Anúncio dos Vencedores pela Escola – Prazo final 21/6
Semana de Vivência Legislativa – De 5/8 a 9/8

Para acompanhar todas instruções para participação no programa, além do site oficial do Jovem Senador, estão disponíveis informações nas plataformas digitais: Facebook: jovemsenador, Instagram: @jovemsenador, e e-mail: jovemsenador@senado.leg.br. Para conhecimento dos coordenadores estaduais, os alunos podem enviar e-mail para o endereço: ensinomedio@seduc.ro.gov.br.

Postar um comentário

0 Comentários