Amazonas volta a ficar em alerta com aumento dos casos de Covid-19

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

Amazonas volta a ficar em alerta com aumento dos casos de Covid-19


Média móvel diária de casos sofreu alta de mais de 750% nas duas últimas semanas

PORTO VELHO, RO - O estado do Amazonas esta novamente na fase laranja, cenário considerado de “moderado risco” de transmissão de Covid-19. A mudança leva em consideração o aumento da taxa de positividade para Covid-19 nos últimos 14 dias e a ocupação leitos de UTI e leitos clínicos.

De acordo com o boletim divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazona (FVS-AM), no período de 22 de junho a 05 de julho, foi observado o aumento de 756% na média diária de casos de Covid-19 no estado.

No mesmo período, foi observada alta de 692% (de 39 para 309 casos) no número médio diário de casos registrados na capital, e aumento de 1033% (de 9 para 102 casos) no interior.

Os dados também mostram que em Manaus, nos últimos 14 dias , a ocupação de leitos de UTI e leitos clínicos, na assistência pública e privada, designados para pacientes com Covid-19 subiu variando de 5 para 12 no caso dos leitos de UTI, e de 10 para 57 em leitos clínicos. No mesmo período analisado houve 2 óbitos, ocorridos em Manaus.

A FVS-AM ressalta a importância de intensificar os esforços para vacinação da população, bem como a contínua oferta de exames diagnósticos nas portas de entrada dos serviços de saúde e pontos estratégicos.

Conforme o órgão, considerando a população maior de 12 anos de idade, os pacientes sem vacinação apresentam um risco 1,7 vezes maior de adoecer e 5 vezes maior de hospitalização do que aqueles com situação vacinal completa. Com relação aos óbitos, o risco chega a ser 1,2 vezes maior.

A cobertura vacinal do esquema primário (1ª e 2ª dose ou dose única) no Amazonas é de 71,7%, considerando a população de 5 anos ou mais. Com relação a população contemplada para a primeira dose de reforço também chamada de terceira dose (12 anos ou mais), o estado apresenta cobertura vacinal de 40,5%. Já sobre a segunda dose de reforço ou quarta dose, a cobertura é de 18,4%.


Fonte: CNN Brasil

Postar um comentário

0 Comentários