Edição 2022 do Concafé será realizada no município de Cacoal




Concafe_rondônia

O Estado de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Emater e Idaron, em parceria com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), deu início ao processo de triagem e classificação física das amostras de cafés enviadas por produtores rurais rondonienses para o 7º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia- Concafé.

O Concurso, que acontece no município de Cacoal, tem como objetivo incentivar a melhoria da produção de cafés no Estado, visando o aumento da qualidade e sustentabilidade. A divulgação dos vencedores acontecerá nos dias 21 e 22 de setembro, no complexo Beira Rio, que contará com palestras, oficinas, exposição de produtos e de agroindústrias familiares, além da participação de produtores de todos os municípios rondonienses.

Em 2016, quando o Estado criou o Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia – Concafé, começou a ocorrer uma mudança na forma de colher, processar e secar os cafés. Daí em diante, evidenciou-se uma explosão de aromas e sabores nas xícaras. Somado a todo esse sabor vieram as histórias especiais de quem cultiva esse café, agricultores familiares, jovens, mulheres e indígenas.

A última edição realizada (2021), superou as expectativas, Rondônia conquistou os títulos dos três melhores cafés canéforas de fermentação induzida do País e o segundo e terceiro lugar na categoria canéfora natural, no concurso Coffee Of The Year, realizado pela Semana Internacional do Café.

Para o Secretário de Agricultura do Estado e um dos idealizadores do concurso, Janderson Dalazen o Concafé "Este é um evento que vem se superando a cada ano e os produtores desta edição estão todos de parabéns. Tudo isso coloca Rondônia ainda mais consolidada no cenário nacional e internacional, como um estado produtor de café robusta de alta qualidade”
Edição 2022 do Concafé será realizada no município de Cacoal Edição 2022 do Concafé será realizada no município de Cacoal Reviewed by REDAÇÃO on setembro 07, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.