Sedam realiza ações de gestão ambiental em terras indígenas

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
SEMPRE NO AR

Sedam realiza ações de gestão ambiental em terras indígenas




No sentido de realizar ações educacionais voltadas à gestão ambiental em terras indígenas, o Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental - Sedam, iniciou os ciclos de mobilização e articulação do “Programa de Educação Ambiental em Terras Indígenas Peatir”. O objetivo é contribuir para a conservação da região por intermédio de ações educativas. As ações envolvem Terras Indígenas, do interior de Rondônia, para tratativas sobre as atividades de Produção Sustentável nas comunidades. As atividades foram realizadas nas aldeias indígenas Tsupypari, Gleba e Rio do Ouro.

O projeto desenvolvido pela Sedam visa cumprir o que determina a Política Nacional de Gestão Ambiental em Terras Indígenas - PNGATI, que se encontra na primeira fase. O Peatir pretende desenvolver, além do trabalho educativo com adultos e crianças, orientações sobre atividades de extrativismo, recuperação de áreas degradadas, queimadas, recuperação de nascentes, mudanças climáticas entre outras pautas que geram renda, saúde e bem-estar às comunidades indígenas.

Em Rondônia, as atividades são realizadas pela Coordenadoria de Povos Indígenas da Sedam - Copim, com o intuito de incentivar produções sustentáveis, bem como o etnoturismo local.

Na primeira etapa do projeto, a Copim levou informação e conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente à população. Segundo a coordenadora, Valdenilda Coiryn Massaca Karitiana, este projeto tem como objetivo contribuir na recuperação de áreas degradadas, e promover ainda, a valorização da cultura e dos hábitos tradicionais. Espera-se que, com o Peatir seja alcançado o apoio ao usufruto exclusivo da terra às comunidades indígenas de Rondônia, conforme determinam a Política Nacional de Gestão.

Durante a visita, foi possível conhecer as realidades da comunidade local, desde a sua organização interna, como os variados níveis de formação dos AAFI. A partir de uma reunião para a sensibilização da comunidade, as demandas foram levantadas.

Postar um comentário

0 Comentários